banner (2).png

O principal objetivo do trabalho do grupo é criar e, em seguida, revisar e atualizar o documento Estatística Cardiovascular Brasil, anualmente, para publicação na revista ABC Cardiol.

O foco é fornecer dados novos e atualizados para cada capítulo e para cada tema.

As doenças cardiovasculares são as primeiras causas de morte que temos no Brasil e no mundo, gerando importante impacto no nosso sistema de saúde. Para amenizar esse impacto, é fundamental conhecermos, detalhadamente, as variáveis epidemiológicas que influenciam na prevenção e tratamento dessas enfermidades. Com esse objetivo, desde 2020 a SBC possui o site “Estatística Cardiovascular”, que visa facilitar a obtenção de informações sobre doenças cardiovasculares, acidentes vasculares cerebrais e outras formas de doenças vasculares.

Uma atualização dos dados estatísticos do site foi realizada e será apresentada com uma publicação no ABC Cardiol em conjunto com um webinar capitaneado pelos coordenadores do site (Dr. Antonio Luiz Pinho Ribeiro e Dra. Glaucia Maria Moraes de Oliveira).

Estatística Cardiovascular é uma ferramenta que propicia uma análise da situação das doenças cardiovasculares no Brasil e no mundo através de revisões sistemáticas que gera maior credibilidade nos dados obtidos. A busca dessas informações se dá através de critérios pré-estabelecidos para a obtenção de estudos publicados na literatura e identificar o maior número possível de evidências relevantes.

A pesquisa é realizada no MEDLINE via PubMed, Embase, Cochrane Library, CINAHL, Scopus, Web of Science e LILACS. Estudos em andamento e dados não publicados também são incluídos nas revisões. Além dessas revisões sistemáticas, o site também se utiliza de dados oriundos do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) e do DATASUS, bem como por meio de parcerias com pesquisadores internacionais do estudo Global Burden of Disease (GBD).  

Com essa atualização do site de epidemiologia cardiovascular, a Sociedade Brasileira de Cardiologia mantém o seu compromisso com a pesquisa, informação e divulgação dos aspectos epidemiológicos das doenças cardiovasculares, conforme consta entre seus objetivos científicos e sociais.

Em se conhecendo a verdadeira situação epidemiológica das doenças cardiovasculares, teremos melhores condições de estabelecer estratégias de prevenção e tratamento dessas morbidades.

Celso Amodeo

Presidente Interino da SBC

2021

Celso-Amodeo.jpg