

Andréa Araujo Brandão
Presidente do Conselho Administrativo – SBC
A Sociedade Brasileira de Cardiologia tem como missão atuar pela excelência do cuidado cardiovascular no Brasil. Essa missão foi definida em razão do enorme impacto das altas taxas de mortalidade e morbidade por doenças cardiovasculares (DCV) e acidente vascular cerebral (AVC) no nosso país. Há décadas, essas doenças são a primeira causa de morte no Brasil e as maiores responsáveis pelos custos em saúde e pela perda da capacidade de trabalho de população em idade produtiva, determinando relevante impacto médico, social e econômico. Portanto, é fundamental conhecer esses números.
O Projeto Estatística Cardiovascular Brasil iniciou-se em 2020 e representa uma das mais importantes iniciativas científicas do nosso país na área cardiovascular. É multi-institucional e tem como coordenadores o Dr. Antonio Luiz Pinho Ribeiro e a Dra. Glaucia Maria Moraes de Oliveira. Este projeto reúne dados do Ministério da Saúde do Brasil, dados internacionais do Global Burden of Disease (GBD) – projeto ligado à prestigiosa Washington University –, além de dados de estudos científicos brasileiros.
A publicação anual permite atualização evolutiva dos dados epidemiológicos da DCV e AVC e dos seus principais fatores de risco como: hipertensão arterial, diabetes, dislipidemia, obesidade e tabagismo. Essas informações são fundamentais para conhecer o comportamento dessas condições e identificar desigualdades no acesso a serviços de saúde e a procedimentos e tratamentos de alta complexidade. A partir daí, é possível planejar estratégias de enfrentamento e a oferta do melhor cuidado cardiovascular possível.
A Sociedade Brasileira de Cardiologia parabeniza todo o grupo envolvido pela excelência na análise e geração de dados tão importantes para o nosso país, reforçando seu compromisso com iniciativas que possam efetivamente contribuir para elaboração de políticas públicas de saúde que melhorem o trágico cenário das doenças cardiovasculares no Brasil.