banner.png

O principal objetivo do trabalho do grupo é criar e, em seguida, revisar e atualizar o documento Estatística Cardiovascular Brasil, anualmente, para publicação na revista ABC Cardiol.

O foco é fornecer dados novos e atualizados para cada capítulo e para cada tema.

A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), de forma reiterada, estabeleceu entre seus fundamentos o compromisso com a pesquisa, conhecimento e divulgação dos aspectos epidemiológicos das doenças cardiovasculares, conforme consta entre seus objetivos sociais: “desenvolver e estimular pesquisas médico-científicas, levantamentos epidemiológicos e intercâmbio científico e associativo com entidades congêneres ...” e “divulgar, junto à sociedade civil, os aspectos epidemiológicos das doenças cardiovasculares, esclarecendo-a quanto as possibilidades de prevenção e tratamento”.

 

As doenças cardiovasculares têm prevalência elevada e são responsáveis por milhares de mortes todos os anos; promovem impacto importante no sistema de saúde, sendo fundamental conhecer-se, detalhadamente, as variáveis epidemiológicas que influenciam na prevenção e tratamento dessas enfermidades. Nesse sentido, apoiar iniciativas visando ofertar à sociedade em geral subsídios para pesquisas e esclarecimento sobre a carga de doença e mortalidade cardiovascular é imperativo para tomada de decisão por gestores, especialistas e profissionais de saúde.

 

A SBC, com base nessas premissas, incentivou o grupo de pesquisadores, liderado pelos professores Antônio Ribeiro (UFMG) e Glaucia Moraes, na implementação do Projeto Estatística Brasil, o qual representa um esforço extraordinário para a adequada compreensão da epidemiologia das doenças cardiovasculares. Os dados oriundos do Sistema de Informação de Mortalidade e do DATA SUS serviram de base para minuciosa pesquisa realizada em parceria com pesquisadores internacionais do estudo Global Burden of Disease. Os dados do Projeto Estatística Brasil estão disponíveis para consulta em área específica do Portal Cardiol, sendo possível, por intermédio de gráficos, a compreensão da evolução da mortalidade cardiovascular no Brasil.

Marcelo Queiroga

Presidente SBC

2020-2021

Sede - Rio de Janeiro

Av. Marechal Câmara, 160

3º andar - Sala: 330 - Centro

Rio de Janeiro - CEP: 20020-907

Tel.: (55+21) 3478-2700

E-mail: sbc@cardiol.br

Expediente: 08h00 às 17h00

(Horário de Brasília)

Sede - São Paulo

Alameda Santos, 705

11º andar - Cerqueira César

São Paulo - CEP: 01419-001

Tel.: (55+11) 3411-5500

E-mail: funcor@cardiol.br

Expediente: 08h00 às 17h00

(Horário de Brasília)

Redes Sociais

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram

Sociedade Brasileira de Cardiologia | tecnologia@cardiol.br

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram