• wdcommidiadigital

ANVISA notifica laboratório após relato da SBC e SOBRAC sobre falta de medicamentos para arritmias

Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC) encaminharam ofício para a Anvisa cobrando informações em 23 de janeiro.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA – informou à SBC que notificou a empresa Hipolabor para prestar informações a respeito da comercialização da amiodarona injetável. A Agência ainda comunicou, com base em informações do Sistema de Acompanhamento do Mercado de Medicamentos – SAMMED, mantido pela Secretaria Executiva da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos – SCMED/GADIP, que a Sanofi-Aventis comercializou o Atlansil até meados de abril de 2017, cumprindo o prazo estabelecido pela RDC 18/2014. “Apesar de não haver mais a comercialização do Atlansil, a média mensal de vendas de ampolas de medicamento a base de amiodarona injetável não apresentou queda significativa no primeiro semestre de 2018 (última atualização do banco)”, destacou ofício da ANVISA, enviado à SBC em 15 de fevereiro, baseado em nota técnica n° 29/2019.

Em 23 de janeiro de 2019, a SBC e a SOBRAC relataram em documento oficial que o principal medicamento utilizado para o tratamento de diversas arritmias cardíacas, como a fibrilação atrial e taquiarritmias ventriculares, estava em falta nas farmácias dos hospitais brasileiros. As entidades solicitaram à ANVISA que fosse verificado, com a maior rapidez possível, a situação atual da distribuição da amiodarona injetável. O documento ainda pedia que a Agência atuasse de todas as maneiras possíveis para normalizar a situação, já que a amiodarona injetável é praticamente a única opção para o tratamento clínico de arritmias graves.

Na carta encaminhada à SBC, a Agência elabora um relatório sobre os problemas apontados pela SBC e SOBRAC, uma análise com base em informações técnicas obtidas pelo SAMMED e estabelece, em conclusão, as medidas adotadas para sanar o problema apontado, que ainda preocupa SBC e SOBRAC. O documento da ANVISA pode ser lido na íntegra no link: http://www.cardiol.br/sbcinforma/2019/pdf/oficio-anvisa.pdf

As entidades pedem aos sócios que, permanecendo qualquer desabastecimento ou falta do medicamento, comuniquem por meio do e-mail: sbc@cardiol.br , para que uma nova comunicação atualizada possa ser feita à ANVISA.

0 views

Sede - Rio de Janeiro

Av. Marechal Câmara, 160

3º andar - Sala: 330 - Centro

Rio de Janeiro - CEP: 20020-907

Tel.: (55+21) 3478-2700

E-mail: sbc@cardiol.br

Expediente: 08h00 às 17h00

(Horário de Brasília)

Sede - São Paulo

Alameda Santos, 705

11º andar - Cerqueira César

São Paulo - CEP: 01419-001

Tel.: (55+11) 3411-5500

E-mail: funcor@cardiol.br

Expediente: 08h00 às 17h00

(Horário de Brasília)

Redes Sociais

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram

Sociedade Brasileira de Cardiologia | tecnologia@cardiol.br

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram