• wdcommidiadigital

Congresso de Cardiologia amplia debates sobre Alimentação e Judicialização da Medicina

Fórum de Ideias multidisciplinares discute aspectos importantes que interferem na saúde cardiovascular das pessoas.

O ex-executivo da TV Globo, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, a apresentadora da GNT, Rita Lobo, e o economista e colunista da revista Veja, Gustavo Iochpe, são alguns dos nomes confirmados no Fórum de Ideias, que será realizado durante o 72° Congresso Brasileiro de Cardiologia, em São Paulo, entre os dias 3 e 5 de novembro.

Ao todo, seis temas serão debatidos: Alimentação, Remuneração Médica, Ética, Judicialização da Medicina, Educação Digital, Comunicação e Espiritualidade na Cardiologia.

O assunto espiritualidade tem crescido entre os médicos e já faz parte da grade curricular de quase todas as faculdades de medicina dos Estados Unidos. No Brasil ainda é pouco difundido, mas o interesse dos estudantes vem crescendo. O número de pesquisas pelo mundo também está aumentando. Por isso, o tema será abordado com profundidade durante o Congresso.


Mitos e verdades sobre alimentação

O painel “Comida de verdade: mitos e verdades sobre alimentação” terá dois debatedores, a chef Rita Lobo e o professor da Faculdade de Saúde Pública da USP, Carlos Monteiro, que coordenou o Guia Alimentar para a População Brasileira, editado pelo Ministério da Saúde.

Quarenta por cento da população adulta, no Brasil, tem colesterol elevado, segundo a SBC. São 57 milhões de pessoas que, potencialmente, podem ter um infarto ou AVC. As gorduras, principalmente as saturadas, presentes em alimentos de origem animal e as gorduras trans encontrada em alimentos industrializados, contribuem para a elevação do colesterol. Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes e grãos evita o aumento do colesterol.

É importante também praticar de exercícios físicos regulares, evitar o fumo e o estresse. "Para quem tem a prescrição de medicamento para o colesterol é essencial que não abandone o tratamento", explica o presidente da SBC, Marcus Malachias. "Os debates irão auxiliar os cardiologistas a prescrever receitas saudáveis ao coração", completa Malachias.

Carlos Monteiro e Rita Lobo irão sugerir aos cardiologistas dicas que estão no Guia Alimentar. Em vez de trabalhar com grupos alimentares e porções recomendadas, os dois sugerem, como base das refeições, os alimentos frescos (frutas, carnes, legumes e ovos) ou minimamente processados (arroz, feijão e frutas secas).

Já o médico e deputado Federal Luiz Henrique Mandetta (MS) será o palestrante do “Fórum de Ética em Saúde, Remuneração e Qualidade Assistencial”, com a participação dos planos de saúde.

O formato descontraído de abordagem dos assuntos foi um sucesso na última edição do Congresso. A programação completa do Fórum de Ideia está em cardio2017.com.br.


SERVIÇO 72° Congresso Brasileiro de Cardiologia Data: de 3 a 5 de novembro Local: Expo São Paulo Endereço: Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 - Água Funda - SP site: http://cardio2017.com.br/

0 views

Sede - Rio de Janeiro

Av. Marechal Câmara, 160

3º andar - Sala: 330 - Centro

Rio de Janeiro - CEP: 20020-907

Tel.: (55+21) 3478-2700

E-mail: sbc@cardiol.br

Expediente: 08h00 às 17h00

(Horário de Brasília)

Sede - São Paulo

Alameda Santos, 705

11º andar - Cerqueira César

São Paulo - CEP: 01419-001

Tel.: (55+11) 3411-5500

E-mail: funcor@cardiol.br

Expediente: 08h00 às 17h00

(Horário de Brasília)

Redes Sociais

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram

Sociedade Brasileira de Cardiologia | tecnologia@cardiol.br

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram